Guia

Onde Colocar sua Câmera de Segurança Residencial

Esta planejando instalar um sistema de câmeras na sua casa? Contratamos especialistas para analisam onde colocar suas câmeras de segurança para obter a proteção que você busca.

• Planejar a colocação de suas câmeras de segurança é uma excelente maneira de obter o máximo valor delas.

• A instalação pode ser complicada, então reserve um tempo e faça tudo corretamente. E siga nosso guia passo a passo para a instalação de câmeras de segurança.

• Pense como um ladrão. Para encontrar as áreas mais críticas para colocar as câmeras de segurança, tente olhar para sua casa do ponto de vista de um ladrão.

Decidir quais câmeras de segurança comprar é uma coisa; escolher os melhores lugares para instalá-las é outra. Como testamos tantas câmeras ao longo dos anos, dominamos a arte de escolher onde as câmeras de segurança devem ficar para uma cobertura máxima e segurança residencial ideal. Neste guia, estamos compartilhando esse conhecimento com você.

Temos um trabalho pela frente, então aqui está toda a informação que você precisa para obter o máximo das suas câmeras de segurança.

Primeiramente Escolher as Câmeras Certas

Um erro comum é comprar câmeras de segurança antes de decidir onde colocá-las. Afinal, as câmeras de segurança são projetadas para diferentes tipos de instalação, então você precisa escolher uma marca que ofereça diferentes estilos de câmeras e métodos de instalação. E para isso, estas são as nossas melhores recomendações:

Câmera Ip Icsee À Prova D’água Infravermelho Externa

  • Fácil instalação
  • Qualidade da imagem Hd 1080p
  • Compatível com Alexa
  • Conexão por RJ45 ou Wi-Fi

Intelbras Câmera  iM5 SC

  • Conexão Wi-Fi
  • Imagem Full HD
  • Visão Noturna
  • Notificação por movimento e detecção de pessoas
  • Microfone interno

WYZE Cam V3 

  • Visão noturna colorida
  • Detecção de movimento e som
  • Gravação contínua 24 horas por dia
  • A certificação IFTTT 
  • Compativel com Alexa
  • Conexao Wi-Fi ou Cabo RJ45
  • Custo-benefício

Onde Instalar Câmeras de Segurança

A primeira pergunta a responder é: onde você deve instalar suas câmeras de segurança? Aqui está uma lista, em ordem de importância:

Portas e janelas do térreo: Obviamente, os ladrões podem entrar nas casas da mesma maneira que os proprietários: através de portas ou janelas do térreo. É importante ter câmeras monitorando todas as portas e janelas do nível do chão, tanto dentro quanto fora.

Escadas principais ou corredor: Qualquer área central por onde os ladrões precisariam passar para acessar a maior parte da sua casa também deve ser vigiada; provavelmente é um corredor no primeiro andar ou uma escada que leva para cima.

Áreas comuns: Você também pode querer proteger áreas que você usa com frequência, como a sala de estar ou a cozinha.

Garagem: Se você tem uma garagem, é importante monitorá-la com uma câmera externa, pois este é outro local comum por onde os ladrões podem se esgueirar para entrar na sua casa.

Jardim: Proteja tanto o seu jardim da frente quanto o de trás com câmeras externas, pois esses podem ser bons esconderijos para ladrões, especialmente se o seu paisagismo estiver crescendo demais.

Segundo andar: Você guarda joias ou outros objetos de valor no segundo andar? Embora não recomendemos colocar câmeras em quartos ou banheiros por questões de privacidade, certifique-se de proteger um corredor principal do segundo andar com uma câmera interna; é uma ótima maneira de fornecer mais evidências em vídeo, caso você se envolva em uma investigação criminal.

Garagens ou cômodos separados: Especialmente se o seu carro ou outros equipamentos ou ferramentas motorizados caros estiverem lá, certifique-se de ter uma câmera na sua garagem. Se a zona Wi-Fi não alcançar até lá, adquira um extensor de alcance ou use uma câmera que não precise de Wi-Fi.

Onde Não Colocar Câmeras de Segurança

Onde Nao Colocar Cameras de Seguranca

Por mais úteis que sejam as câmeras de segurança para monitorar sua casa, também existem lugares onde você definitivamente não deve vigiar, por razões legais e de privacidade.

Propriedade dos vizinhos: Dependendo das leis do seu estado, pode ser ilegal vigiar a propriedade de outra pessoa. Certifique-se de que suas câmeras de segurança estejam focadas na sua casa e não na dos vizinhos.

Quartos: Embora você possa guardar objetos de valor no seu quarto, é melhor deixar as câmeras de segurança de fora para manter a sua privacidade.

Banheiros: O mesmo vale para banheiros; é improvável que um ladrão consiga muito no seu banheiro, então não há muito risco de segurança em deixá-los sem monitoramento.

Outras Considerações

Agora que você decidiu quais cômodos proteger, queremos trazer algumas outras considerações que você deve ter ao pensar na instalação das câmeras.

• Visíveis versus escondidas: No espaço de segurança residencial, há um debate sobre se é melhor manter as câmeras visíveis ou escondidas. Em uma pesquisa com 86 detentos cumprindo pena por roubo, os próprios ladrões tinham opiniões diferentes sobre se ver uma câmera de segurança era ou não um impedimento para roubar uma casa.

Enquanto alguns disseram que evitariam casas com câmeras de segurança visíveis, outros consideraram que elas eram um sinal de que a casa tinha objetos de valor. Infelizmente, não há uma resposta perfeita aqui, então você terá que decidir por si mesmo o quão visíveis suas câmeras devem ser.

• Durabilidade: Para câmeras externas, é importante considerar as condições climáticas que as câmeras enfrentarão, especialmente se não estiverem cobertas. Certifique-se de que suas câmeras externas sem cobertura tenham faixas de temperatura suficientes e classificações IP altas para protegê-las contra sólidos e líquidos; para uma lista das nossas câmeras mais duráveis, confira as melhores câmeras externas de 2023.

• Reflexo e brilho: Especialmente em quartos ensolarados, em quartos com espelhos ou em qualquer espaço externo, mantenha o reflexo e o brilho em mente, pois eles podem prejudicar seriamente a qualidade das imagens das suas câmeras.

Para câmeras externas, recomendamos obter uma câmera com HDR (High Dynamic Range) ou faixa dinâmica alta, que reduz o efeito do brilho do sol.

Para câmeras internas, aponte a câmera para espaços com luz solar indireta em vez de luz solar direta; mais sobre isso em breve.

Número total de câmeras: Especialmente se todas usam Wi-Fi, considere como o número de câmeras afetará a velocidade da sua Internet. Pode valer a pena obter um segundo roteador apenas para suas câmeras de segurança (e acredite, seus filhos adolescentes vão agradecer).

Proximidade de objetos valiosos: É claro, os ladrões estão procurando os objetos mais valiosos, então os objetos mais valiosos da sua casa devem ser essenciais para decidir onde colocar suas câmeras de segurança.

O que é considerado mais valioso? Não, não é o seu vestido de noiva antigo dos anos 80, apesar do quanto isso significa para você. Segundo as estatísticas, cerca de 34% dos ladrões levaram eletrodomésticos ou eletrônicos portáteis, como TVs, enquanto outros 31% levaram objetos portáteis mais pessoais, incluindo chaves, joias, relógios, peles, bagagens, maletas e roupas.2 Segundo os detentos entrevistados, os itens mais atraentes para roubar eram eletrônicos, dinheiro, joias e cartões de crédito, além de armas e colecionáveis.

Fora do alcance dos criminosos: Acima de tudo, se possível, tente colocar suas câmeras em algum lugar onde elas não possam ser facilmente roubadas. Temos algumas dicas sobre como fazer isso, o que nos leva à nossa próxima seção…

Dicas para Colocação e Uso de Câmeras de Segurança

Dicas para Colocacao e Uso de Cameras de Seguranca

Em nossos anos de testes de todas as últimas câmeras de segurança residencial, tivemos muitos fracassos: câmeras ofuscadas pelo brilho ou apenas pelo pólen, pontos cegos que deixaram nossos objetos de valor à disposição, e até mesmo câmeras que estavam fora da nossa zona Wi-Fi e que já tínhamos montado no teto. Cometemos todos esses erros para que você não precise fazer o mesmo. Nossas melhores práticas comprovadas são as seguintes:

Colocação e Uso de Câmeras de Segurança

  1. Segure todos os pontos de entrada: É importante colocar câmeras em qualquer lugar que os ladrões possam acessar sua casa, o que geralmente se traduz em todas as portas e janelas do térreo da sua casa. Sim, até mesmo as que estão do lado da sua casa atrás da planta!
  2. Monitore o interior e o exterior: Algumas pessoas ficam tão focadas em colocar câmeras internas em casa que esquecem completamente de monitorar o exterior também. No entanto, as câmeras externas são essenciais para prevenir crimes antes que aconteçam; pense nelas como os jogadores de defesa de um time de futebol. Você sabe o que dizem: a melhor defesa é um bom ataque!
  3. Coloque as câmeras em locais altos: É importante colocar as câmeras a uma altura de oito a dez pés do chão por algumas razões. Primeiro, isso lhe dará a visibilidade máxima de toda a sala, e segundo, colocar as câmeras em locais altos as torna mais difíceis de serem roubadas. Especialmente se a sua câmera só tiver armazenamento local, certifique-se de colocar suas câmeras a uma altura suficiente para que estejam fora do alcance da maioria dos ladrões.
  4. Use iluminação externa: Embora as câmeras infravermelhas possam fornecer uma excelente cobertura durante a noite, você pode adicionar visibilidade usando iluminação externa; isso será ainda mais útil se você tiver uma câmera com um refletor, pois a visão noturna será em cores. Para iluminação externa acessível, confira as opções da Ring, disponíveis na Amazon, bem como no site deles.
  5. Aproveite os cantos internos: Os cantos são outra maneira fácil de maximizar o campo de visão da sua câmera. Colocar as câmeras em locais altos e nos cantos é o golpe duplo que você precisa para obter o máximo da sua câmera.
  6. Busque luz solar indireta: Evite apontar câmeras para o sol; em vez disso, capture a luz indireta que não causará o reflexo.
  7. Teste as câmeras antes de montá-las: Já cometemos esse erro antes. Antes de montar sua câmera, teste-a para ter certeza de que ela está se conectando corretamente com o seu aplicativo móvel. Recomendamos fazer alguns testes de movimento para ver se ela está funcionando bem, com pouco ou nenhum atraso.
  8. Evite pontos cegos: Assim como você tem pontos cegos quando está dirigindo, muitas casas têm pontos cegos que podem ser um pouco mais difíceis de capturar na câmera. Portanto, não ignore aquele recanto de formato estranho na sua sala de estar!
  9. Limpe as câmeras externas: De sujeira a pólen, há muito que pode acumular na lente de uma câmera externa e dificultar a visão. Limpe-a periodicamente com um lenço ou spray desinfetante para que suas imagens permaneçam tão nítidas quanto a resolução de vídeo.

Devo Contratar um Profissional para Instalar Minhas Câmeras de Segurança?

Devo Contratar um Profissional para Instalar Minhas Cameras

Atualmente, a maioria das câmeras de segurança tem instalação do tipo faça-você-mesmo (DIY), e são projetadas para que qualquer pessoa possa configurá-las e colocá-las em funcionamento em minutos. Com instruções passo a passo dos próprios aplicativos, não tivemos muitos problemas para instalar a maioria das nossas câmeras de segurança residencial.

No entanto, algumas empresas exigem instalação profissional para manter a garantia dos equipamentos.

Mas em geral, a maioria das câmeras de segurança pode ser instalada por pessoas comuns, embora as câmeras com fio sejam certamente mais difíceis de instalar do que as câmeras sem fio.

Leis sobre a Instalação de Câmeras de Segurança

Não existe uma lei que regule a instalação de câmeras de segurança residencial, porem como algumas pessoas instalam câmeras tambem do lado de fora de suas casas, como nos muros e portões, para monitorar a entrada e saida dos moradores.

E mesmo que nao seja obrigatória necessidade de autorização para monitoramento, deve se ter em mente que as gravações so podem ser compartilhadas mediante ordem judicial. Isto para resguardar a privacidade daqueles que transitam nas vias publicas.

Portanto tenha o cuidado de não expor ninguem de forma constrangedora ou você pode ter consequências indesejadas.

Onde Acontecem a Maioria dos Arrombamentos?

Mora em uma casa familiar e isolada? Infelizmente, como essas casas têm mais pontos de acesso, são as mais propensas a serem arrombadas em comparação com casas anexadas ou apartamentos. Se você mora no centro do quarteirão em vez de em uma esquina, também é mais provável que seja arrombado, pois há menos visibilidade da rua.4

Os detentos que cumprem pena por arrombamento também esclarecem algumas áreas de casas que eles gostam de explorar. Depois de entrar, geralmente através de portas ou janelas destrancadas, muitos ladrões começam pelo quarto principal em busca de objetos de valor antes de prosseguirem para o resto da casa. No que diz respeito às casas que eles escolhem roubar, eles preferiam casas com cercas grandes, árvores ou arbustos exuberantes, portas de madeira baratas ou antigas e molduras de janelas antigas.

Conclusão

Como você pode ver, a segurança residencial não se resume apenas a comprar e colocar um monte de câmeras de segurança, embora isso seja essencial. Também significa trancar seus objetos de valor, aparar suas cercas e limpar suas câmeras externas periodicamente. A segurança residencial não é uma solução única… mesmo depois de instalar suas câmeras de segurança.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo