Dispositivos inteligentes

O Que é Matter e Como se Encaixa na Casa Inteligente?

Ao explorar produtos para casa inteligente, você pode ter visto o nome “Matter” sendo mencionado. Pode ser desafiador entender o que isso significa sem se perder em uma interessante (embora não relacionada) toca de coelho na Wikipedia de ciências físicas.

Vamos fornecer detalhes sobre o que é o Matter e por que você deve se importar com isso ao equipar sua casa com lâmpadas inteligentes, câmeras de segurança inteligentes, fechaduras inteligentes e todos os outros dispositivos conectados que você deseja.

Como funciona a Matter?

O Matter é uma forma de os dispositivos da sua casa inteligente se comunicarem entre si. Ao fornecer uma plataforma comum com a qual os fabricantes concordam, os consumidores podem ter a certeza de que seus diversos produtos podem funcionar entre si. Pelo menos, essa é a proposta no papel.

Do ponto de vista do usuário final, isso significa que você poderia ter um sensor de movimento certificado pelo Matter acionando suas luzes inteligentes também certificadas pelo Matter, mesmo que sejam de fabricantes diferentes. Atualmente, essa relação entre dispositivos pode ser complicada ou lenta, se existir.

O Matter é uma camada de aplicação, então aqueles que trabalham no lado do software de produtos para casa inteligente usariam código compatível com outros dispositivos no mesmo padrão. A Google, por exemplo, lidera o desenvolvimento do kit de desenvolvimento de software para aplicativos Matter em dispositivos móveis. Aqueles que desejam explorar o código aberto podem encontrá-lo todo no GitHub.

Muito desse código é invisível para os usuários, no entanto. Do Matter, o controle se eleva ainda mais para plataformas como o Apple HomeKit e, por fim, o aplicativo Home iOS, onde os usuários interagem. Isso significa que, assim que você toca um comando no aplicativo Home, ele passa pelo HomeKit, depois pelo Matter, depois pela rede Thread e, finalmente, para o dispositivo específico na casa.

O Matter visa simplificar a casa conectada, mantendo confiabilidade e segurança. Em teoria, sempre que você vê a marca Matter em um produto, deveria ter confiança de que ele se integrará aos seus outros produtos Matter.

Quem é o proprietário do Matter?

O Matter é composto por uma aliança de gigantes da indústria de tecnologia. Essa organização é chamada de Connectivity Standards Alliance. Essa aliança continua a gerenciar o Zigbee, um padrão de comunicações sem fio usado por produtos como o Philips Hue há anos. Amazon, Google, Huawei, Samsung e Apple também são membros. Ao lado de empresas componentes como NXP e Texas Instruments e mais de 200 outras empresas, há um amplo suporte da indústria para o padrão Matter.

Qual é a diferença entre Thread e Matter?

O Thread é uma tecnologia de rede sobre a qual grande parte da camada de aplicação Matter é construída. O Matter incorpora outras tecnologias de rede também, como Wi-Fi e Bluetooth. O principal atrativo do Thread é a capacidade de dispensar hubs de hardware dedicados para conectar produtos e, em vez disso, designar dispositivos domésticos inteligentes apropriados como roteadores de fronteira para desempenhar o mesmo papel.

Assim como o Zigbee, o Thread é uma rede de malha de baixa potência, mas, em vez de um hub estático único coordenando as comunicações, diferentes dispositivos podem assumir o papel de roteamento conforme necessário.

O Thread é baseado em protocolo de Internet, então ele fala a mesma língua IPv6 do seu roteador Wi-Fi. Isso deve significar que os dispositivos Matter serão bastante responsivos, pois, uma vez que um comando foi enviado pela rede Thread, não precisará revisitar uma camada de aplicação para tradução. Atualmente, o Zigbee retorna comandos para a camada de aplicação, o que torna as coisas mais lentas.

Os dispositivos Thread já estão no mercado, e é seguro assumir que eles seguirão com compatibilidade Matter quando chegar a hora.

Quando podemos esperar ver produtos Matter?

O Matter ainda está em desenvolvimento, mas o programa de certificação deve estar pronto até o meio de 2022, e os dispositivos certificados devem estar disponíveis até o final de 2022. Na verdade, houve muitos anúncios sobre o Matter na CES 2022. Enquanto isso, você já pode explorar alguns ótimos dispositivos que suportam o Thread.

Os detalhes técnicos do Matter e do Thread são um pouco complexos, mas, como usuário final, tudo o que você realmente precisa saber é que o Matter é uma certificação que, esperançosamente, garantirá que seus dispositivos inteligentes para casa possam se comunicar facilmente entre si.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo