Como transformar qualquer tv em smart
Independentemente da idade da sua televisão, ainda é possível trazê-la para a era moderna. E para toda a funcionalidade que você desfrutará, não precisa custar muito. Smart TV é outra forma de dizer “TV por streaming” e dispositivos compatíveis oferecem dezenas de serviços de streaming, desde gratuitos (o Roku Channel) até pagos premium (YouTube TV).
Se você tem uma TV fabricada desde 2005, provavelmente terá uma porta HDMI, o que significa que pode adicionar facilmente um dispositivo barato para transmitir.
De adaptadores de streaming básicos a soundbars e set-top boxes amigáveis para jogos, há um dispositivo de Smart TV por aí para você. Em primeiro lugar, aqui estão quatro dos nossos favoritos.
Roku Express 4K Plus
Melhor dispositivo de streaming geral
Transformar sua TV em uma Smart TV pelo preço de uma refeição para viagem? O Roku Express 4K Plus oferece centenas de aplicativos e é fácil de instalar em uma porta HDMI sobressalente na sua televisão. O Roku é nossa interface de Smart TV favorita e é fácil de configurar com seus próprios aplicativos.
Chromecast com Google TV e controle de voz
Melhor transmissor controlado por voz
O Chromecast com Google TV vem com um stick de streaming e um controle remoto com comando de voz, que também pode ser usado para controlar outros dispositivos inteligentes em sua casa. A interface do Google é melhor do que a da Roku em um aspecto, porque ela exibe programas individuais em vez de fazer você escolher um aplicativo primeiro.
Apple TV 4K
Melhor para usuários avançados
Com navegação rápida e potência suficiente para suportar jogos em nuvem (ou Steam Link), o Apple TV 4K de 2022 é a melhor opção para usuários avançados. Ele apresenta um processador A15 Bionic moderno, um novo controle remoto Siri alimentado por USB-C e um preço inicial mais baixo do que os modelos anteriores. Vale a pena mencionar que aqueles que procuram Ethernet precisarão desembolsar pela versão de 128GB a R$1499.
Como instalar um dispositivo de streaming
Se você comprar um novo dispositivo inteligente, haverá várias etapas fáceis que você precisará seguir. Cada dispositivo funciona um pouco diferente, e temos instruções passo a passo para Roku e Amazon Fire TV em particular. Se você não estiver usando nenhum deles ou quiser uma visão geral, aqui está o que você precisa:
- Wi-Fi: Primeiro, certifique-se de que você tenha à mão os detalhes da sua rede Wi-Fi – você precisará do nome do ponto de acesso (seu roteador) e da senha.
- Existe um aplicativo para smartphone? Alguns dispositivos também exigem a instalação de um aplicativo para smartphone ou tablet, portanto, verifique a loja de aplicativos do seu telefone. Esses aplicativos também podem facilitar a inserção dos detalhes da rede Wi-Fi.
- Encontre uma porta HDMI sobressalente: Na parte de trás da sua TV, encontre uma porta HDMI sobressalente e lembre-se de qual número ela é. Por exemplo, HDMI 1 ou 2 geralmente estão livres. No entanto, se sua televisão for anterior a 2005, talvez seja necessário um adaptador HDMI para AV barato. Energia: Conecte o cabo de alimentação fornecido e conecte-o ao seu dispositivo – observe que, embora algumas TVs tenham portas USB, é melhor não usá-las, pois elas podem não fornecer energia suficiente para executar seu dispositivo de streaming.
- Conecte-o: Conecte o dispositivo na porta da sua TV, altere a TV para a entrada HDMI que você escolheu e siga as instruções na tela do dispositivo. Parabéns – agora você tem uma Smart TV!
Perguntas frequentes sobre Smart TV
O que é uma Smart TV?
Na essência, tudo o que uma TV precisa para ser “inteligente” é a capacidade de se conectar à internet, e isso a transforma em uma “televisão por streaming“. Mesmo a Smart TV mais básica pode oferecer serviços de vídeo como Netflix, YouTube e Hulu, bem como streaming de música de serviços como Spotify e Pandora.
As Smart TVs antecedem os alto-falantes inteligentes – que incluem assistentes de voz como Amazon Alexa e Apple Siri – e, embora as Smart TVs possam incorporar recursos mais recentes, como operação por voz, elas não precisam disso.
Dependendo de quando sua TV foi fabricada, ela pode já ter funcionalidade inteligente incorporada, mas ainda existem vantagens em adicionar um dispositivo de terceiros.
- As Smart TVs geralmente recebem atualizações por apenas alguns anos após sua fabricação, mas dispositivos de streaming separados podem continuar a receber atualizações por muitos anos. Conecte um Roku 3 de 2016, por exemplo, e ele receberá as versões mais recentes do Netflix e até mesmo do Disney Plus.
- Um dispositivo de terceiros pode adicionar funcionalidades que não estavam disponíveis quando sua TV foi fabricada. Por exemplo, o complemento Roku Voice Remote Pro não oferece apenas um localizador de controle remoto ativado por voz, mas também pode funcionar como um adaptador de fone de ouvido sem fio para uso à noite.
Você precisa de internet para uma Smart TV?
A resposta curta é sim, você precisará de internet para tornar uma TV inteligente e, possivelmente, de internet sem fio. Embora existam dispositivos de streaming com conexões Ethernet, a principal forma como a maioria dos dispositivos de streaming se conecta é via Wi-Fi.
Quais canais são gratuitos em uma Smart TV?
A Smart TV abre sua televisão para dezenas de aplicativos ou canais de streaming, e boa parte deles é gratuita. Cada sistema de Smart TV geralmente possui seu próprio serviço gratuito – Roku Channel, Samsung TV Plus e Vizio WatchFree Plus são três exemplos – mas existem muitos mais. Aqui está a análise da CNET sobre os melhores serviços gratuitos de streaming de TV.